Curso de Avaliação de Risco de Projetos de Investimento

DURAÇÃO: 18H

MODALIDADE

Programas Avançados

VALOR

180€

Apresentação

Tendo em conta o contexto atual do País, a APEU decidiu criar o Curso de Avaliação de Risco de Projetos de Investimento em formato online, devidamente pensado e adaptado ao seu público-alvo.

A maioria dos business plans que chega às mãos de investidores e financiadores apresenta análises de sensibilidade e de risco muito incipientes, ou simplesmente não as apresenta, o que se traduz desde logo em interrogações por parte do investidor quanto à viabilidade dos negócios, com as consequências daí decorrentes em termos de apoios desajustados, condições de financiamento exigentes ou simplesmente a sua rejeição imediata.

Daí que o mérito dos projetos de investimento (e a sua aceitação em condições satisfatórias por parte de investidores e financiadores) está assente, antes de mais, na credibilidade dos pressupostos em que assentam as suas projeções, mas sobretudo e cada vez mais na qualidade das análises de sensibilidade e de risco que apresentam.

As alterações recentes no enquadramento regulatório dos bancos e em particular nas regras dos sistemas de incentivos ao investimento empresarial passaram a conferir uma importância crítica à análise de risco das empresas. Por exemplo, no caso dos sistemas de incentivos, as candidaturas que recorram à componente de empréstimo bancário sem juros, estão obrigadas à obtenção de um parecer a emitir pelo banco sobre a avaliação do risco da empresa e do investimento e da sua qualidade creditícia. Caso o banco não aprove a operação de financiamento, os projetos não são considerados elegíveis.

Destinatários

Diretores e Técnicos dos Departamentos Financeiro, Comerciais, de Contabilidade, Auditoria, Contencioso, Crédito e Cobranças, Controlo de Gestão e Gabinetes de Apoio a Empresas.
Gerentes e Gestores de Contas de Empresas.
Estudantes de cursos de Gestão, Economia, Contabilidade e Engenharia que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos em análise de risco de projetos.

Programa

  • 1. Revisões de cálculo financeiro com excel (elaboração de planos de pagamento)
  • 2. Construção de projeções financeiras
  • 3. Avaliação de projetos e de negócios
  • 4. Tomada de decisão com restrições de capital
  • 5. Ferramentas de otimização
  • 6. Definição e análise de cenários
  • 7. Conceptualização de alternativas estratégicas, recorrendo a árvores de decisão
  • 8. Análise de sensibilidade com recurso à simulação monte carlo

Valor

180€ Isento de IVA

Descontos: - 10% para atuais e antigos alunos da Universidade de Coimbra e da APEU

Localidades

Este curso de formação pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Online

Formadores

Miguel Neves Matias

Observações

Cada formando deverá utilizar o seu computador portátil com o Excel devidamente instalado.

O curso será realizado com o número mínimo de participantes. Caso não seja possível devolvemos os montantes pagos.

A APEU reserva-se o direito de alterar o calendário do curso, com aviso prévio e procurando compatibilidade com os formandos inscritos.

APEU © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.