Hélio Rodrigues Costa é formador e consultor em Gestão de Projetos com 20 anos de experiência em diversos setores da indústria, tais como Engenharia, Óleo e Gás, Tecnologia da Informação, Petroquímicas, Forças Armadas, Linhas Aéreas, Telecomunicações, Setor Público, Energia Elétrica, Logística e Mineração.
Sua experiência como formador passa por diversas escolas de negócio já possuindo aproximadamente 15.000 formandos em aproximadamente 400 turmas em áreas como Top Skills 2020, Liderança, Comunicação, Negociação, Gestão de Projetos e Programas, Competências de Alta Performance, Management Consulting, Gestão de Tempo e Prioridades, Make it Happen. Atua também como professor convidado no Doutoramento em Gestão de Projetos da Universidade de Bordeaux.
Com foco na área de Gestão de Riscos, já desenvolveu diversos modelos e ferramentas para facilitar a implementação e compreensão desta área de conhecimento, tendo sua tese de doutorado sido escolhida como a melhor do Brasil em 2011.
Na sua formação técnica já assumiu cargos como gestor de projetos e de portfólios e coordenador na implantação de PMOs e metodologias de gestão, bem como processos de governance.
Autor de diversos artigos internacionais e possui competências como palestrante e facilitador de diversos workshops de sua própria autoria. Já apresentou seus trabalhos em diversas conferências internacionais.