APEU promove novo curso de formação na área de Business Modeling

Quarta-feira, 29 de agosto de 2018

APEU promove novo curso de formação na área de Business Modeling

Miguel Matias*, formador responsável pelo curso “Business modeling: do business model ao business plan”, salienta que esta ação de formação está focada no Gestor no séc. XXI, que tem de ser cada vez mais um designer de produtos e de experiências, num processo contínuo do tipo " CRIAR-AVALIAR-APRENDER". Para isso é fundamental conseguir conceptualizar e rapidamente conseguir transmitir ideias e desenhar e avaliar cenários em termos de mercado, produtos, propostas de valor, negócios, etc..

Nesse âmbito, faz sentido começar por introduzir no curso o tema do design thinking e avançar em seguida para um conjunto de ferramentas que avaliem o potencial de um mercado, a criação de uma proposta de valor, a definição de um modelo de negócio (com destaque para o Lean Canvas) e por último a sua ligação a um business plan com a devida avaliação da sua viabilidade económica e financeira. Em particular, neste curso destaca-se a disponibilização gratuita das várias ferramentas de business modelling analisadas em excel, em particular um modelo excel que permite a construção de um business plan completo (componente qualitativa + projeções económico-financeiras) interligado com o business model canvas.  

 

* Miguel Neves Matias

Gestor de Cross-Selling na banca comercial, formador e professor universitário, doutorado em Gestão

Em ambas as atividades tem sido permanentemente confrontado com a necessidade de sintetizar e alinhar um retrato atual e prospetivo de cada empresa com uma projeção da sua viabilidade. Para isso é necessário conhecer as ferramentas mais completas e credíveis adequadas ao objetivo que se pretende atingir e extrair delas o seu máximo potencial.

Mais informações   

APEU © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.