Entrevista ao Doutor Ilídio Lopes, formador do curso de Controlo de Gestão

Quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Entrevista ao Doutor Ilídio Lopes, formador do curso de Controlo de Gestão

O  Doutor Ilídio Lopes, formador da APEU desde 2007, irá publicar em breve o livro intitulado "Controlo de Gestão: Uma visão integrada do desempenho Empresarial", na Actual Editora (Grupo Edições Almedina).

Nesta entrevista, o Doutor Ilídio Lopes fala-nos um pouco sobre as motivações que o levaram a escrever esta obra, a relevância do curso de Controlo de Gestão para a criação do livro e a sua experiência enquanto formador na APEU.

Ilídio Tomás Lopes - Resenha Curricular

É atualmente professor do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e membro associado a Business Research Unit (BRU-IUL) da mesma instituição. É ainda docente do INDEG-ISCTE em vários Mestrados Executivos. Integra, desde 2016, o Conselho Fiscal do Banco BIC Português, S.A.. Doutor em Gestão de Empresas, Especialidade em Contabilidade (Universidade de Coimbra, 2009), Mestre em Estatística e Gestão de Informação (ISEGI, Universidade Nova de Lisboa, 2001) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (ISEG, Universidade de Lisboa, 1990). Docente do ensino superior desde 1994, lecionou e ocupou diversos cargos na Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém (1997 a 2013), tendo exercido nos últimos anos o cargo de diretor da referida instituição. Autor de vários livros e publicações científicas no domínio da gestão em geral, e da contabilidade em particular, é também membro de vários comités editoriais e científicos. É atualmente editor associado da Revista Brasileira de Gestão de Negócios (RBGN) no domínio científico da “Contabilidade e Controladoria”.

1. O que o inspirou a escrever o livro “Controlo de Gestão: Uma Visão Integrada do Desempenho Empresarial?

A decisão de escrever este livro resultou fundamentalmente da necessidade de proporcionar uma visão integrada sobre as várias dimensões do controlo de gestão, mas também do interesse em complementar outras publicações já realizadas, em particular no domínio da contabilidade financeira e da importância da informação de gestão para as organizações em geral. Pode-se afirmar que resulta de um processo de maturidade académica e científica cuja evolução natural se traduziu na produção de uma obra de cariz transversal e simbiótico entre múltiplos domínios do conhecimento. O imediato acolhimento a este projeto por parte da Almedina Editores foi peça que faltava para prosseguir.

2. De que forma é que o livro é relevante para as organizações e quais são os tópicos mais importantes nele abordados?

O Controlo de Gestão é uma área do conhecimento que conjuga múltiplas perspetivas e múltiplos domínios científicos. Procura criar uma linguagem de gestão integrada que permita às organizações medir o seu desempenho operacional e operacionalizar a sua estratégia. O livro procura proporcionar uma visão prática e corrente do controlo de gestão, induzindo no gestor a importância de preparar informação de gestão que seja útil e credível e que possa suportar as suas decisões de gestão, sejam elas de natureza deliberada ou emergente. É nessa visão prática e multidimensional que considero residir o aspeto mais diferenciador da obra.

Os tópicos gerais abordados no livro são:

1. O Controlo de Gestão e a Gestão da Informação
  2. A Dimensão Externa do Controlo de Gestão
  3. A Dimensão Interna do Controlo de Gestão
  4. A Dimensão Prospetiva do Controlo de Gestão
  5. Os Sistema de Controlo de Gestão

3. De que forma é que o curso de “Controlo de Gestão”, que leciona na APEU, contribuiu para a criação deste livro?

Este livro tem a sua génese, quer na sua estruturação quer nas motivações inerentes à sua elaboração, nas nove edições do curso de “Controlo de Gestão” já realizadas na APEU. Essas nove edições fazem parte para a tal maturidade académica e científica que antes falava. Se olharmos para a estrutura do livro, existe um forte alinhamento com a estrutura do curso da APEU, estrutura essas que resultou de uma aprendizagem conseguida ao longo dos últimos anos. É justo deixar desde já expresso um agradecimento muito especial à APEU por, de forma indireta, fazer parte integrante deste projeto.

4. Como descreve a experiência de ser formador na APEU?

A minha experiência como formador da APEU, ainda que circunscrita até ao momento ao curso de “Controlo de Gestão”, tem sido fantástica e muito enriquecedora. O profissionalismo com que a equipa da APEU trabalha e a qualidade que procura incutir nos programas de formação que oferece, consolidam a adjetivação que antes mencionei. Para mim tem sido um privilégio fazer parte da história desta associação que foi criando o seu espaço e de um curso que já conta com nove edições realizadas.

5. Que fatores diferenciadores destaca no curso de “Controlo de Gestão”?

O curso de “Controlo de Gestão” da APEU é um curso de especialização e, por isso mesmo, muito focalizado e fiel aos seus objetivos específicos. Procura dotar o participante de uma visão integrada sobre o âmbito do controlo de gestão, especificando em cada perspetiva os aspetos particulares e relevantes que possam interessar ao gestor, numa perspetiva fundamentalmente prática e integrada. Penso ser a sua especificidade e a sua natureza integrada que têm suportado a história desta oferta formativa em particular. O livro surge claramente como a evolução natural de um processo de consolidação de todo o caminho já percorrido neste domínio do conhecimento.

Pretende obter mais informações sobre o curso de Controlo de Gestão  https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/f20/1/16/2b07.png

APEU © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.