Análise bibliométrica com o software VOSviewer

DURAÇÃO: 8H

MODALIDADE

Cursos Breves

VALOR

200€

Apresentação

A utilização de ferramentas de análise bibliométrica e técnicas de mapeamento científico tem sido cada vez mais requeridas no meio académico em virtude da crescente produção científica verificada nos últimos anos. Com o grande volume e complexidade das publicações científicas, faz-se necessário cada vez mais, que académicos e investigadores utilizem métodos de mapeamento científicos criteriosos para manterem-se atualizados em relação ao que há de mais recente e relevante no âmbito de sua área de investigação, a fim de subsidiá-los em seu processo de desenvolvimento científico com qualidade, de forma assertiva e eficiente.

A utilização adequada de softwares de visualização de dados bibliográficos e de mapeamento científico pode proporcionar inúmeras vantagens, antes mesmo de iniciar o processo de escrita científica, uma vez que possibilita a visualização, em larga escala, de uma determinada área do conhecimento, incluindo a visualização em rede da estrutura conceitual, intelectual e social de uma disciplina. Ademais, é possível, por exemplo, analisar como uma determinada disciplina evoluiu ao longo do tempo, identificar temas emergentes e lacunas de investigação.

Este curso oferece conteúdo de introdução às principais técnicas de mapeamento científico com a utilização do software VOSviewer. O conteúdo programático está estruturado em módulos sequenciais com ênfase na abordagem prática e participação ativa do formando. Ao final do curso, o formando estará apto a criar, visualizar e explorar mapas com base em dados bibliográficos extraídos das principais base de dados, Web of Science ou Scopus. Ademais, a partir dos conhecimentos adquiridos, poderão utilizá-los na elaboração de artigos bibliométricos ou como etapa auxiliar no processo de identificação do estado da arte para fundamentação teórica de artigos, dissertações, projetos de investigação e teses.

Destinatários

O curso destina-se a estudantes de licenciatura, pós-graduação, mestrado, doutoramento, docentes, investigadores, que desejam ampliar habilidades em mapear a produção do conhecimento científico, a fim de subsidiar a produção científica de forma mais assertiva e eficiente.

Programa

  • 1. Introdução à análise bibliométrica e science mapping
  • 2. Bases de dados bibliográficas (Web of Science ou Scopus)
  • 3. VOSviewer (apresentação, download e explicações)
  • 4. Mapa de co-palavras
  • 5. Mapa de cocitação
  • 6. Mapa de coautoria
  • 7. Mapa de acoplamento bibliográfico

Valor

200€ Isento de IVA

O pagamento deverá ser realizado numa prestação, no ato da inscrição; Descontos: - 10% para atuais e antigos alunos da Universidade de Coimbra e da APEU

Localidades

Este curso de formação pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Coimbra

Coordenador/a Científico/a

Liliana Pimentel

Formadores

Adriana Barreto de Carvalho
Liliana Pimentel

APEU © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.