A APEU-FEUC organiza nova edição do curso de Avaliação de Risco de Projetos de Investimento

Segunda-feira, 6 de junho de 2022

Começa dia 18 de junho a nova edição do curso presencial de Avaliação de Risco de Projetos de Investimento.

A maioria dos business plans que chega às mãos de investidores e financiadores apresenta análises de sensibilidade e de risco muito incipientes, ou simplesmente não as apresenta, o que se traduz desde logo em interrogações por parte do investidor quanto à viabilidade dos negócios, com as consequências daí decorrentes em termos de apoios desajustados, condições de financiamento exigentes ou simplesmente a sua rejeição imediata.

Daí que o mérito dos projetos de investimento (e a sua aceitação em condições satisfatórias por parte de investidores e financiadores) está assente, antes de mais, na credibilidade dos pressupostos em que assentam as suas projeções, mas sobretudo e cada vez mais na qualidade das análises de sensibilidade e de risco que apresentam.

Este curso dirige-se a Diretores e Técnicos dos Departamentos Financeiro, Comerciais, de Contabilidade, Auditoria, Contencioso, Crédito e Cobranças, Controlo de Gestão e Gabinetes de Apoio a Empresas, Gerentes e Gestores de Contas de Empresas e estudantes de cursos de Gestão, Economia, Contabilidade e Engenharia que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos em análise de risco de projetos.

A ação de formação é lecionado pelo formador Miguel Neves Matias.*

*Miguel Neves Matias é doutoramento em Gestão pela Universidade da Beira Interior em 2006, mestre em Ciências Económicas também pela Universidade da Beira Interior em 2000 e licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra em 1996. Curso Avançado em Gestão Bancária da UCP/ISGB realizado em 2007. Programa em Empreendedorismo Social pelo IES/INSEAD em 2014.
Professor universitário desde 2000, lecionando unidades curriculares nas áreas de Gestão e Finanças Empresariais em cursos de licenciatura e mestrado. Desde 2001, formador e tutor em inúmeras iniciativas de fomento do empreendedorismo em diversas escolas de negócios e associações empresariais nacionais.
Gestor ligado ao setor bancário há mais de 2 décadas. Inicialmente gestor de particulares. Posteriormente, e durante 15 anos, técnico comercial e gestor de negócio de empresas, tendo apoiado na estruturação e acompanhado a evolução e o crescimento de mais de 2 centenas de empresas e projetos de investimento. É atualmente responsável de uma sucursal comercial.
Em termos de investigação, destacam-se diversos artigos publicados na imprensa e em revistas científicas nacionais e internacionais que se debruçam sobre os temas do relacionamento e financiamento bancário e não bancário para PME e a autoria o livro “O Crédito à Habitação em Portugal” editado pela Vida Económica.
Membro efetivo da Ordem dos Contabilistas Certificados e da Ordem dos Economistas.