Curso de Fiscalidade aplicado às Instituições de Ensino Superior terminou

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Curso de Fiscalidade aplicado às Instituições de Ensino Superior terminou

No passado dia 17 de julho terminou a 1.ª edição do Curso de Fiscalidade Aplicada às Instituições de Ensino Superior. Esta foi uma formação à Medida para formandos que trabalham em diversas áreas da Universidade de Coimbra. A formação foi lecionada durante mais de dois meses e abordou módulos tais como: Imposto sobre o Valor Acrescentado, Regras de Faturação, IRS – Impostos sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, Regime dos bens em circulação, Imposto de Selo, IRC - Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, Benefícios fiscais aplicáveis às IES.

O curso foi Coordenado pelo Doutor Daniel Taborda*, Docente na FEUC na área de Fiscalidade. A formação teve um total de 90 horas e decorreu no Student Hub, nas instalações da antiga Faculdade de Medicina da UC, no Pólo I.

Do corpo docente fizeram parte atuais inspetores e ex-inspetores da Autoridade Tributária que levaram o conhecimento à turma de cerca de 30 formandos. Um dos cursos mais semelhantes a este é o Curso de Especialização em Gestão Financeira e Fiscal de Empresas com um corpo docente bastante semalhante que aborda tópicos dentro da fiscalidade e da gestão das empresas.

*Doutor Daniel Taborda: Licenciado em economia, mestre em contabilidade e auditoria e doutor em gestão. É professor auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra na área da contabilidade e da fiscalidade, Árbitro no CAAD e Revisor Oficial de Contas em diversas instituições públicas e privadas. É Membro da Direção da APEU e Investigador do CeBER. Exerceu funções na área financeira e de apoio à gestão em entidades públicas e privadas, foi administrador de uma empresa na área da biotecnologia, da qual foi sócio – fundador, e foi docente do Instituto Politécnico de Coimbra, do Instituto Superior Miguel Torga e da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É autor de livros e de artigos técnicos e científicos em revistas nacionais e estrangeiras e participado em conferências.