Apresentação
Sabemos, que a função comercial, sobretudo pela ligação da estratégia aos mercados, tem uma importância vital no crescimento e desenvolvimento das organizações. Num contexto de acelerada recuperação económica, acompanhada da mudança radical em muitos mercados, as empresas procuram organizar e reforçar as suas equipas comerciais, quer recrutando, quer reformulando muitas funções, dando-lhes um cariz mais comercial.
Neste sentido procurou-se desenvolver um programa de formação comercial, adequado aos tempos atuais, abrangente, prático, orientado para o desenvolvimento de competências, ao nível do que melhor se faz nas melhores organizações, reforçando os 3 grandes objetivos que muito contribuíram para o sucesso das edições anteriores:
-Desenvolver o conhecimento, os skills e o gosto pela função comercial em geral;
-Partilhar experiências interindústrias, promovendo a cultura de benchmarking;
-Apoiar a reconversão profissional de quem veja a área comercial como oportunidade.
Partindo da experiência das edições anteriores, e considerando o contexto atual é agora apresentado uma nova estrutura, num formato mais consolidado, mais flexível, e mais adequado às necessidades dos comerciais e futuros comerciais dos tempos atuais e futuros.
Destinatários
Todas as pessoas ligadas à área comercial, que a encarem como uma possibilidade de desenvolvimento de carreira, ou que mesmo não sendo o caso, pretendam melhorar os seus skills “comerciais”: comunicação, eficácia interpessoal, gestão por objetivos, orientação para o cliente (externo mas muitas vezes interno) fundamentais para qualquer função no contexto atual;
Sendo a partilha de experiências um dos objetivos do curso, os seus conteúdos foram elaborados, para que ele se torne interessante, para qualquer indústria, nível de experiência, ou função.
Programa
- 1. Técnicas, Processos e Sistemas de Vendas
- 1.1. Estratégia, Marketing e Vendas
- 1.2. Vendas: Atitude, Técnica e Treino
- 1.3. Perfil DISC e Vendas
- 1.4. Prémios, Necessidades e Problemas
- 1.5. Venda da Solução: CVB, VA, ROI
- 1.6. Técnicas de Apresentação de Vendas
- 1.7. Tratamento de Objeções & Fecho
- 1.8. Gestão de Conta e Carteira de Clientes
- 1.9. Ciclos e Processos de Vendas
- 1.10. Canais e Sistemas de Vendas
- 1.11. Vender: Skills a Desenvolver
- 1.12. Casos Práticos Multi-Indústria
- 2. Técnicas e Gestão de Processos Negociais
- 2.1. Propor, Vender, Negociar
- 2.2. Abordagem Racional Vs Emocional
- 2.3. Perfil DISC e Negociação
- 2.4. Modelo Competitivo: Ferramentas
- 2.5. Modelo Colaborativo: Ferramentas
- 2.6. Determinantes da Estratégia Negocial
- 2.7. Dinâmica Negocial: Impasse e Trocas
- 2.8. Posição e Objetivos: Poder e Politica
- 2.9. Análise do Contexto: Indicadores
- 2.10. Elaborar Propostas e Contrapropostas
- 2.11. Negociar: Skills a Desenvolver
- 2.12. Casos Práticos Multi-indústria
- 3. Liderança e Coaching em Contexto Comercial
- 3.1. Gerir, Liderar, Treinar
- 3.2. Motivação de Equipas Comerciais
- 3.3. Perfil DISC e Treino
- 3.4. Treino e Liderança Comercial
- 3.5. Comunicação Individual e em Grupo
- 3.6. Indicadores Chave de Performance: KPIs
- 3.7. Definição e Gestão de Objetivos
- 3.8. Modelos de Formação e Coaching
- 3.9. Coaching: GROW e BOMM
- 3.10. Simplificando o Treino: Modelo FISH
- 3.11. Treinar: Skills a Desenvolver
- 3.12. Casos Práticos Multi-Indústria
Valor
390€ Isento de IVA
O pagamento deverá ser realizado em duas prestações: 50% no ato da inscrição e 50% até final do curso.
Descontos:
- 10% para atuais e antigos alunos da Universidade de Coimbra e da APEU
Localidades
Este curso de formação pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):
Formadores
Nuno Melo
Observações
Os formandos terão acesso a um relatório individual (D.I.S.C) que fornece:
• Características gerais do estilo de vendas
• Valor para a empresa, no âmbito da função
• Ambiente ideal de trabalho
• Estilo de Comportamento Natural e Adaptado
• Áreas para melhorar eficácia pessoal na venda
• Aspetos chave para motivar, gerir e comunicar (Do’s and Don’ts)
• Análise específica dos fatores comportamento
O curso será realizado com o número mínimo de 8 participantes e com o número máximo de 12 participantes.
A APEU reserva-se o direito de alterar o calendário do curso, com aviso prévio e procurando compatibilidade com os formandos inscritos.