Marketing Analytics for Business Impact: Strategy, KPIs & Technology

DURAÇÃO: 20H

MODALIDADE

Programas Avançados

VALOR

165€

Ações Agendadas

Apresentação

O marketing está a evoluir. Para se destacar num mundo empresarial cada vez mais digital e competitivo, deve assumir um papel central nas empresas, liderando com dados, inovação e impacto estratégico.

Apesar da sua importância, o marketing enfrenta desafios em demonstrar o seu valor e em participar nas decisões de topo. Muitas vezes, é visto como uma função operacional, limitada à gestão de redes sociais e publicidade. No entanto, para acompanhar as exigências atuais, o marketing deve transformar-se numa força estratégica e de liderança dentro das organizações.

Este curso conduz os participantes numa jornada transformadora. O objetivo é compreender o funcionamento, dinâmicas e desafios das empresas, promover a colaboração entre departamentos, liderada pelo marketing, e impulsionar a inovação. Assente numa visão digital, o programa destaca o papel do marketing na redefinição de modelos de negócio, na liderança de iniciativas estratégicas e na geração de impacto real no negócio e no mercado.

Ao longo do curso, serão exploradas tecnologias emergentes, métricas e KPIs. Os participantes aprenderão a demonstrar o valor do marketing de forma quantificada e analítica. Serão capacitados para posicionar o marketing como uma função central nas empresas, utilizando dados e tecnologia para suportar decisões estratégicas e fomentar o crescimento.

Destinatários

• Gestores de Negócio: Líderes que procuram integrar o marketing nas suas decisões.
• Profissionais de Marketing: Especialistas que desejam aprofundar competências analíticas e medir o impacto das suas estratégias e ações.
• Estudantes: Alunos de áreas como marketing, gestão, engenharia, comunicação e design que procuram preparar-se para desafios práticos no mercado.
• Empresários: Líderes que procuram novas perspetivas basadas no marketing para impulsionar o crescimento dos seus negócios.
• Profissionais em Transição de Carreira: Quem ambiciona explorar novos caminhos de desenvolvimento no marketing e transformação digital.

Programa

  • 1. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO DE MARKETING
  • 1.1. Marketing Governance e Liderança
  • 1.2. Análise 360º da Empresa
  • 1.3. Blueprint de Ações e Objetivos
  • 2. MODELO DE NEGÓCIO
  • 2.1. Inovação e Digitalização
  • 2.2. Aplicação dos Princípios dos Negócios de Crescimento Exponencial
  • 2.3. Construção de Modelos de Negócio em Canvas
  • 3. MÉTRICAS DE MARKETING E KPIS ESTRATÉGICOS
  • 3.1. Empresa
  • 3.2. Marketing e Finanças
  • 3.3. ROI
  • 3.4. Marketing e Vendas
  • 3.5. E-Commerce
  • 3.6. Marketing Digital
  • 3.7. Clientes
  • 3.8. Marca
  • 3.9. Mercado
  • 4. MARKETING E TECNOLOGIAS
  • 4.1. Transformação Digital
  • 4.2. Plataformas de Gestão de Marketing e de Negócio
  • 4.3. Inteligência Artificial e Automação
  • 4.4. Big data e Unificação de dados
  • 4.5. Business Analytics
  • 5. MONITORIZAÇÃO DA PERFORMANCE E REPORTING
  • 5.1. Definição do Processo e Perfis Envolvidos
  • 5.2. Definição do Dashboard de Marketing
  • 5.3. Storytelling com Dados: Comunicação para Diferentes Audiências

Valor

165€ Isento de IVA

Descontos previstos: - 10% para funcionários, atuais e antigos alunos da Universidade de Coimbra/APEU;

Localidades

Este curso de formação pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Coimbra
  • Online

Formadores

António Simões

Observações

O curso será realizado com o número mínimo de 10 participantes e será necessário trazer computador portátil para as aulas. A APEU reserva-se o direito de alterar o calendário do curso, com aviso prévio e procurando compatibilidade com os formandos inscritos.

APEU © 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.