APEU apresenta a 1ª edição do Curso de STATA

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

APEU apresenta a 1ª edição do Curso de STATA

O Software  STATA foi criado em 1985 e é um software estatístico para análise e manipulação de dados. Utilizado, principalmente, nas áreas de Economia, Sociologia e Ciência Política.

o Stata não é apenas uma ferramenta opcional, é um recurso obrigatório e indispensável para quem precisa analisar dados. Fornece os alunos as competências essenciais necessárias para a análise de dados, um aspecto fundamental nas pesquisas. A precisão, eficiência e versatilidade do Stata tornam-no um componente chave no percurso académico, permitindo adapatar os alunos às exigências rigorosas de seus cursos e carreiras.

O mercado-alvo ou destinatários do curso STATA são estudantes de licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento. Os participantes deverão ter como pré-requisitos algumas competências tais como:

1. Conhecimentos básicos de informática: Os participantes devem ter conhecimentos básicos de operações com computador, incluindo gestão de arquivos, uso de aplicaçoes de software e navegação no sistema operacional.

2. Fundamentos Estatísticos: É útil ter uma compreensão fundamental de estatística, incluindo conceitos como média, mediana, desvio padrão e testes de hipóteses.

3. Contexto da Análise de Dados: Algum conhecimento prévio de conceitos de análise de dados é benéfico, mas não obrigatório. A familiaridade com termos como conjunto de dados, variáveis ​​e tipos de dados pode ser útil.

O Curso será e formato presencial nas Instalações da FEUC, Faculdade de Economia da da UC, Coimbra.

O curso será lecionado em Inglês com a Formadora Parissa Ghasemi - Docente na Universidade Tabriz, uma conhecida universidade pública no Irão. Além de lecionar cursos de STATA há 5 anos é aluna de Doutoramento em Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Também é investigadora no CeBER (Centre for Business and Economics Research).

APEU © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento por CLIC24.